5 - LÉO BELTHOISE

Nascido em Montmorency em 1991 no seio de uma família de músicos (o seu pai é o pianista Bruno Belthoise, especialista em música erudita portuguesa), o jovem violinista virtuoso Léo Belthoise acaba de lançar o seu primeiro álbum a solo, Violin, com peças do barroco Nicola Matteis entremeadas com criações contemporâneas de Manon Lepauvre e Toshio Hosokawa. Descrito pela crítica como um músico "de uma rara intensidade, redobrada por um envolvimento emocional total", estudou em França com Christophe Bianco e na Suíça com Raphael Oleg na Musik Akademie Basel. É membro do Ensemble Sillages, do Trio Pangea e solista do grupo Barcelona Modern. Dedica-se sobretudo à música contemporânea e toca frequentemente em Portugal. Tivemos a oportunidade de o entrevistar em Abril deste ano, através da plataforma Zoom.

4 - ARCEBISPO KHAJAG BARSAMIAN

Khajag Barsamian é, actualmente, Legado Pontifício na Europa Ocidental e Representante da Igreja Apostólica Arménia junto da Santa Sé. Anteriormente, foi Primaz da Diocese Oriental da Igreja Arménia na América. Nascido a 4 de Julho de 1951 em Arapkir, na Turquia, estudou em Istanbul, Jerusalém, Nova York, Minneapolis, Roma e Oxford, sendo também um estudioso de renome. É figura-chave do diálogo entre a Igreja Apostólica Arménia e a Igreja Católica, tendo sido fundamental na organização das visitas à Arménia dos papas João Paulo II (2001) e Francisco (2016) e da missa em memória do Genocídio Arménio na Basílica de São Pedro, em 2015. Tivemos a oportunidade de o entrevistar em Julho de 2022, aquando da sua vinda a Portugal por ocasião do Dia do Fundador da Fundação Calouste Gulbenkian. Agradecemos ao Hotel Real Palácio por nos ter permitido filmar nas suas instalações. Filmado por Simion Doru Cristea e Ana Passarinho.

3 - RÓSA ÞÓRSTEINSDÓTTIR

Rósa Þórsteinsdóttir nasceu Hofsós, na Islândia, e costuma dizer que fez tudo ao contrário, começando por casar e ter filhos e só depois tendo tirado um curso superior. Formada como bibliotecária e folclorista, trabalha actualmente no Instituto Árni Magnússon de Estudos Islandeses, em Reykjavík, onde é investigadora e responsável pelo riquíssimo arquivo de folclore do instituto e mentora do projecto ÍSMÚS, dando também aulas sobre Folclore na Universidade da Islândia. Tivemos a oportunidade de a entrevistar em Novembro de 2022, aquando da sua vinda a Portugal, a convite do entrevistador, para o 16º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios, organizado em Tavira pela Associação Internacional de Paremiologia. Agradecemos ao Hotel Vila Galé - Tavira por nos ter permitido filmar nas suas instalações. Esta entrevista foi realizada em colaboração com Miguel Andrade, investigador do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa e bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Filmado por Simion Doru Cristea.

2 - RICHARD L. HARRIS

Richard Lynn Harris nasceu em Lockport, no estado de Nova Iorque, em 1940. Dedicou-se ao estudo do Inglês Antigo e do Islandês Antigo, tendo passado pelas Universidades da Flórida e do Sul. Doutorou-se pela Universidade de Iowa em 1970. Antes disso, viveu na Islândia durante vários anos e estudou na Universidade da Islândia, datando dessa altura o seu primeiro contacto com a riqueza paremiológica da ilha. É autor de A Chorus of Grammars: the Correspondence of George Hickes and His Collaborators on the Thesaurus Linguarum Septentrionalium (1992) e compilou uma concordance do material paremiológico nas Sagas islandesas. Está no prelo o seu magnum opus, intitulado Wisdom of the North: Proverbial Allusion and Patterning in the Icelandic Saga, que será publicado pela Cornell University Press. Hoje em dia, é considerado o especialista por excelência em provérbios islandeses e das literaturas germânicas do Norte. É ainda fundador da Early Proverb Society. Tivemos a oportunidade de o entrevistar em Novembro de 2022, aquando da sua vinda a Portugal, a convite do entrevistador, para o 16º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios, organizado em Tavira pela Associação Internacional de Paremiologia. Esta entrevista foi realizada em colaboração com Miguel Andrade, investigador do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa e bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Entrevista filmada por Simion Doru Cristea.

1 - ALEXANDRE KANTOROW

Nascido a 20 de Maio de 1997 em Clermont-Ferrand, Alexandre Kantorow é um dos mais brilhantes pianistas da sua geração. Descrito pela revista Fanfare como "Liszt reincarnado", ganhou em 2019 o primeiro lugar, a medalha de ouro e o Grand Prix na 16th International Tchaikovsky Competition. Gravou já vários discos grandemente aclamados, de que se destacam as suas interpretações de Brahms, Liszt e Saint-Saëns. Tivemos a oportunidade de o entrevistar para a Forma de Vida em Março deste ano, aquando da sua passagem por Portugal para vários concertos na Fundação Calouste Gulbenkian. A preparação desta entrevista contou com a colaboração de João Esteves da Silva. Agradecemos à Fundação Gulbenkian por nos ter permitido filmar a entrevista nos seus magníficos jardins. Filmado por Steven Gillon.